terça-feira, 13 de maio de 2014

Manipulação


Encontrei este texto por acaso numa pesquisa e não é que se enquadra na perfeição ao que ando a tentar descrever sobre a minha mãe. Vou sublinhar as que mais se adequam:

Entenda as características de uma personalidade manipuladora.
 Elas não são óbvias porque essas pessoas agem em silêncio ao construírem um muro de obrigações que temos para com elas. Esse muro acaba fazendo com que você se sinta pressionado e obrigado a continuar agindo dessa maneira por elas, mesmo que no fundo você fique se perguntando como a coisa chegou a esse ponto. Algumas das características de uma personalidade manipuladora incluem:
  • O mártir. A pessoa com esse tipo de personalidade age como se ele ou ela fossem muito legais com os outros, mas na verdade estão misturando consideração com a necessidade de serem importantes para você. Quando agem assim, eles fazem coisas pelos outros que ninguém pediu ou quis que fizessem, mas assim eles garantem uma ligação com o “favorecido”. Fazendo esse “favor” para você, eles esperam que você dê algo em troca. Outra coisa que eles costumam fazer é jogar na sua cara tudo o que já fizeram por você e quando terão o retorno para tanta “boa vontade”...
Já tinha percebido que ela fazia jogos psicológicos (muito bem conseguidos, digamos) que me sinto completamente inútil e sem força de lutar por aquilo que acredito e quero, SAIR DAQUI!!!

Preciso de coragem e esta perdi à muitos anos, quando ainda era criança (se é que já deixei de o ser, não sei não, sou tratada como tal, acho que nunca cresci ainda e preciso urgentemente disso).


 

3 comentários:

  1. Tens de quebrar essa corrente, só pode partir de ti. Lembra-te: "Os outros só nos parecem grandes porque nos encontramos de joelhos" - levanta-te e diz: BASTA!!! Quando te dizem tudo o que fizeram por ti, respondes que nunca pediste para nascer e a obrigação dos teus pais, enquanto pais, sempre foi fazer o melhor por ti, coisa que não acontece, e como tal escolham: ou são pais de uma mulher ADULTA ou então sais de casa. Tens de ser tu a dar um passo, porque todos os passos deles são no sentido de te diminuir e destruir... isso não é de um PAI (ou Mãe). Se se comportam como estranhos, respondes na mesma moeda: informas, não pedes. Achas mesmo que não tens força???? CLARO QUE TENS!!!!!!!!!!!!!!!!! Não fazes ideia, o que custa é tomar essa resolução. Vais ver que mal a tomes, já te vais sentir mais leve, começas a planear a tua vida nova (cada vez mais contente) e quando estiveres preparada, avisas: VOU EMBORA. Assim, não dás oportunidade a um longo calvário (já tens que chegue) de chantagens psicológicas e dramas. Despejas "o saco" e adeus!!!!! Caramba rapariga, tens quase 30 anos!!! Força! TENS A FORÇA DENTRO DE TI!!! TENS!!!

    ResponderEliminar
  2. TENS A FORÇA, TENS O PODER. Prepara a tua saída em silêncio, e um dia SAI! Informas e sais, para não dares tempo a dias de chantagem emocional e dramas parvos e infantis. Quem te quis gerar foram os teus pais e a obrigação deles é tomar conta de ti, orientar-te, não manipular-te com quase 30 anos!!! Não pediste para nascer!! BASTA! Mal tomes a resolução de sair já te vais sentir melhor, quando começares a planear as coisas, mais contente ainda e no dia D, informas e sais, dizes CHEGA e acabou!!! Corta!!! ELES NÃO TE MERECEM!!!

    ResponderEliminar
  3. Estás sem aparecer há uns dias.... tudo bem?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, espero que com este blog nos possamos ajudar uns aos outros, principalmente quem se reve nas minhas palavras.

Bem haja!!!